Saúde pélvica: Avaliação pélvica em fisioterapia
- albinavanessa8
- 5 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2023
A avaliação pélvica é uma etapa fundamental no cuidado de pessoas com disfunções e problemas relacionados à região pélvica. Nesse processo, o fisioterapeuta realiza uma análise minuciosa da estrutura e função, levando em consideração fatores como história clínica, sintomas, hábitos, postura, mobilidade, força muscular e flexibilidade. Além disso, em casos de disfunções do músculo do períneo, pode incluir uma avaliação interna e externa. Com base nessa avaliação abrangente, o profissional pode desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado.
No caso da mulher, esta avaliação pode ser realizada em qualquer fase da sua vida, incluindo gravidez e pós-parto.
Etapas envolvidas na avaliação:
Conversa individual, onde são realizadas algumas questões de maneira a perceber os sintomas, queixas referidas, caso existam.
Análise de exames complementares.
Breve explicação teórica sobre a anatomia, fisiologia do corpo, de modo a que a mulher perceba o seu funcionamento e quais as consequências das disfunções pélvicas.
Exame físico para uma avaliação completa. A ter em conta, principalmente, o alinhamento, postura, consciência corporal, respiração, ativação muscular, diástase abdominal, cicatrizes e o períneo.
A nível do pavimento pélvico (períneo) é realizada a avaliação visual e palpação. Irá determinar a força, flexibilidade e coordenação, avaliar a dor, tensões e cicatrizes.
Breve explicação sobre toda a avaliação realizada e planeamento do programa de tratamentos, caso necessário.
Esta abordagem e tratamentos, não causam dor, podem fazer a diferença na condição e contribui para a promoção da saúde a longo prazo, capacitando as mulheres a cuidarem da sua saúde pélvica de maneira eficaz e preventiva.


Comentários